Geral

Vale do Paranhana receberá novas vacinas contra a Covid-19; saiba quantas doses cada município irá receber

Maior parte do carregamento permitirá avançar na primeira aplicação até pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos

O Rio Grande do Sul recebeu, nos últimos dias, três novas remessas, contendo mais de meio milhão de vacinas contra o novo coronavírus. Os imunizantes começaram a ser distribuídos, nesta terça-feira (4), pelo governo do Estado, às coordenadorias regionais de saúde. O Vale do Paranhana receberá, a partir desta quarta-feira (5), um total de 8.336 doses de imunizantes, o que será dividido entre os seis municípios da região (Confira lista abaixo).

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), somando os envios de vacinas de Oxford, CoronaVac e Pfizer, as prefeituras terão, nesta semana, 520.602 imunizantes. O total é um pouco inferior ao divulgado antes porque os números haviam sido baseados em estimativas e o Estado retém pequeno quantitativo para emergências.

Do total disponível, 472.442 serão para a primeira dose de Oxford e Pfizer, o que permitirá avançar até a população com comorbidades a partir dos 40 anos. Outras 48.160 serão reservadas. As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão para a primeira injeção em pessoas a partir dos 40 anos com comorbidades; gestantes e mulheres em até 45 dias no pós-parto (puérperas) maiores de 18 anos, independente de condições pré-existentes; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda haverá 320 injeções para militares que participam da Operação Acolhida. Os municípios têm liberdade para conduzir as campanhas de vacinação, de acordo com as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, conforme a fase atual de imunização.

As quase 32 mil Coronavac serão focadas para a segunda dose – o suficiente, nos cálculos do governo do Estado, para cobrir 97% das pessoas vacinadas no fim de março. Já o carregamento de 32.760 doses da Pfizer, direcionado somente a moradores de Porto Alegre, foi dividido pela metade: 16.380 serão destinadas à primeira aplicação e o restante ficará armazenado para a segunda aplicação em ultrafreezers da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Saiba quantas doses cada município do Paranhana irá receber:

CidadeQuantidade
Taquara2315
Parobé2329
Igrejinha1484
Três Coroas1132
Rolante893
Riozinho183
Total8336

Fonte: GZH