
Um rastro luminoso incomum no céu do Rio Grande do Sul chamou a atenção na noite desta terça-feira (30). O fenômeno foi observado por volta das 20h25 em diversas cidades do estado e teve registro confirmado pelo Observatório Heller & Jung, em Taquara.
Segundo o professor doutor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, o evento está relacionado ao lançamento do foguete Long March 4B Y69, que decolou do Jiuquan Satellite Launch Center, no noroeste da China, às 04h12 UTC (12h12 no horário de Pequim), no mesmo dia. Horas após o lançamento, partes visíveis da trajetória orbital puderam ser observadas no hemisfério sul, incluindo o céu gaúcho.
A missão foi considerada um sucesso. O foguete colocou em órbita o satélite TianHui-7, dentro dos parâmetros planejados pela agência espacial chinesa. O equipamento integra a série Tianhui, utilizada para levantamento de recursos terrestres, mapeamento geográfico e pesquisas experimentais, com aplicações tanto civis quanto militares.
O TianHui-7 é o 17º satélite dessa família e marca a retomada dos lançamentos após um intervalo de aproximadamente 18 meses desde a última missão regular da série. Especialistas apontam que esse tipo de observação a olho nu ocorre quando há condições específicas de iluminação solar em altitude, fazendo com que resíduos ou estágios do foguete reflitam a luz do Sol mesmo após o anoitecer.


