Geral

VÍDEO: Observatório de Taquara registra mais de 700 meteoros durante pico da Chuva de Geminídeas, a mais intensa do ano

Fenômeno atingiu seu auge na madrugada de domingo e segue com alta taxa de meteoros visíveis, segundo o Observatório Heller & Jung
(Imagens: Observatório Heller & Jung/Divulgação)

O Observatório Heller & Jung, sediado em Taquara, registrou 767 meteoros na madrugada de domingo (14) durante o pico da Chuva de Meteoros Geminídeas, considerada a mais intensa do calendário astronômico anual. O número expressivo de registros tornou a observação uma das mais impressionantes do ano.

O fenômeno ocorre quando a Terra atravessa uma região do espaço repleta de fragmentos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon. Ao entrarem na atmosfera, esses detritos se incendeiam devido ao atrito, produzindo os riscos luminosos popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”.

Segundo o observatório, a atividade permaneceu elevada ao longo de domingo, com expectativa de uma alta taxa de meteoros visíveis nesta segunda, especialmente durante as primeiras horas da noite e madrugada, desde que as condições climáticas favoreçam a observação.