Vigilância Ambiental de Taquara inicia trabalho de identificação do mosquito da dengue

Nesta semana, os trabalhos são realizados no bairro Mundo Novo
Publicado em 11/01/2022 17:24 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Com o objetivo de identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika, quatro agentes de endemia, da Vigilância Ambiental de Taquara, estão realizando visitas em residências do Município. Segundo a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, nesta semana, os trabalhos são realizados no bairro Mundo Novo e, na próxima semana, continuam no bairro Tucanos.

Conforme a prefeitura de Taquara, as visitas são periódicas, mapeando todas as quadras de todos os bairros. Os agentes estão identificados com crachá da Vigilância Ambiental e um jaleco verde.

“É uma forma para os moradores conseguirem identificar os profissionais, que fazem a detecção dos focos do Aedes aegypti e realizam o tratamento imediatamente. Este trabalho é contínuo, e é necessário que a população faça a sua parte recepcionando estes profissionais” explica Mariane.

Além do tratamento dos focos do Aedes aegypti, os agentes de endemia realizam trabalhos de orientação, com materiais informativos que trazem cuidados para evitar a criação de larvas do mosquito, como deixar as garrafas viradas para baixo, preencher tampas de vasos de flores com areia ou retirar a água dos pneus.