Geral
  COMBATE À DENGUE

Vigilância Ambiental de Taquara realiza a terceira etapa do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

A ação, realizada em datas estipuladas pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo combater o mosquito causador da dengue
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Vigilância Ambiental de Taquara está realizando, desde segunda-feira (4), a terceira etapa do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho dos agentes de combate a endemias do Município, que estão atuando em todos os bairros da zona urbana, tem como objetivo detectar focos do mosquito causador da dengue e de outras doenças, como chikungunya e zika.



De acordo com a responsável pela Vigilância Ambiental de Taquara, Regina Damasceno Rodrigues, o LIRAa é realizado quatro vezes por ano, em datas pré-determinadas pelo Ministério da Saúde.

“É realizado um monitoramento em quarteirões sorteados previamente pelo sistema, com o objetivo de mapear os locais onde pode haver a presença do Aedes aegypti”, explica.

Ao todo, 20% das residências destes quarteirões sorteados são visitadas. Os agentes, identificados com crachá e jaleco verde, fazem a vistoria nestas casas, sendo feita a coleta de focos, se identificados, bem como a limpeza imediata do local.

“Além disso, os agentes entregam materiais informativos sobre os cuidados para evitar a criação do mosquito”, completa a responsável pela Vigilância Ambiental de Taquara.