Geral
  SAÚDE

Vigilância em Saúde de Taquara visita residências e empresas para detectar focos do Aedes aegypti

Medida busca controlar a proliferação do mosquito causador da dengue.

Os agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Taquara continuam com a busca ativa para localizar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Nesta semana, a equipe recebeu o apoio da Defesa Civil do Município, para realizar ações também em locais que comercializam piscinas, parques aquáticos e depósitos, além de uma verificação no Presídio Estadual de Taquara. “Em todos os locais, além da vistoria, passamos orientações para os funcionários dos estabelecimentos e agentes do Presídio, destacando a importância de se evitar a criação do mosquito”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andressa Martins.

Além disso, às visitas às casas em regiões onde há casos confirmados da doença continuam. Desde segunda-feira (11) até esta quinta-feira (14), foram visitados os bairros Santa Rosa e Santa Teresinha. O trabalho de detecção de focos do Aedes aegypti continua a partir da próxima segunda-feira (18), nos bairros Centro e Empresa. “Os agentes de endemias estão identificados com crachá da Vigilância em Saúde e um jaleco verde. É importante que os moradores os recebam, para que eles façam a vistoria nos terrenos e orientem sobre quais cuidados todos devem tomar para evitar criadouros do mosquito”, frisa a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.

Casos de dengue em Taquara

Até esta quinta-feira (14), Taquara tem 24 casos positivos de dengue, confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). Há também outros 114 pacientes que estão com suspeita da doença, e aguardam o resultado para a confirmação. “Todos precisamos fazer a nossa parte para evitar mais casos de dengue em nosso Município. É necessário verificar se há acúmulo de água parada no pátio de suas casas, e eliminar ovos e larvas do mosquito”, complementa a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Entre os principais cuidados que a população pode tomar, estão o de deixar garrafas vazias viradas de cabeça para baixo, evitar o acúmulo de água em pneus não utilizados, tampar caixas d’água, manter as calhas limpas e colocar areia nos pratos dos vasos de flores.

Próximas visitas serão nos bairros Centro e Empresa
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara