Geral
  COMBATE À DENGUE

Visitadores do PIM de Rolante participam de capacitação sobre ações de prevenção contra a dengue

Equipe do PIM irá entregar material impresso com orientações às famílias atendidas pelo programa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolante

Com o objetivo de orientar a equipe a difundir o conhecimento da prevenção do desenvolvimento de larvas e mosquitos da dengue nas residências atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), a Secretaria de Saúde de Rolante promoveu, no dia 30 de março, uma capacitação, coordenada pela agente de combate a Endemias, Cátia Ruppenthal, e pela integrante do Grupo Técnico Municipal, enfermeira Adriana Góis.

Conforme a prefeitura de Rolante, os visitadores do PIM irão entregar material impresso com orientações às famílias atendidas pelo programa, como material de apoio nas visitas domiciliares, e darão dicas importantes no trabalho de prevenção, como manter tonéis e barris de água bem tampados, encher pratos de vasos de planta com areia, colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras bem fechadas e, ainda, deixar garrafas com a boca virada pra baixo, evitando acúmulo de água.

“O PIM é o programa de acompanhamento do desenvolvimento infantil criado pelo Estado do RS onde realiza visitas domiciliares periódicas desde a gestação até os seis anos de idade. Com o aumento de casos de dengue no Vale do Paranhana, surge uma preocupação relacionada à saúde pública, que necessita de atenção de programas sociais que incentivam a prevenção da propagação do mosquito. É muito importante que os visitadores estejam capacitados, pois visitam as famílias semanalmente e podem contribuir muito neste trabalho de prevenção”, salienta Alzira Rippel, secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Rolante.