
O teatro gaúcho se prepara para mais uma edição do mais longevo festival do gênero no estado. Criado em 1994, o Festivale (Festival de Teatro de Rolante) chega à sua 32ª edição reafirmando sua trajetória de resistência, profissionalização e abrangência nacional. O evento ocorrerá de 30 de junho a 6 de julho na Sociedade Carlos Gomes, em Rolante, e contará com uma programação diversa que inclui espetáculos infantis e adultos vindos de várias partes do Brasil.
Ao longo de três décadas, o Festivale consolidou-se como referência no cenário cênico do Rio Grande do Sul, sendo o único festival do estado a acontecer de forma ininterrupta desde sua fundação. Nem mesmo a pandemia de Covid-19 interrompeu o fluxo: em 2020, o festival foi realizado em formato online, e em 2021 apresentou produções adaptadas ao contexto da crise sanitária.
Este ano, grupos teatrais de estados como Amazonas, São Paulo, Paraná, e diversas regiões do Rio Grande do Sul compõem a grade selecionada, que contempla tanto espetáculos voltados ao público infantil quanto encenações voltadas ao público adulto.
SELECIONADOS
A variedade de estilos, linguagens e origens promete uma edição plural e rica em experiências cênicas.
Espetáculos infantis
- ‘O Violinista Mosca Morta’ – Dir. Mafá Nogueira (São Paulo) | Palhaço Seu Cocó
- ‘A Lei do Rei’ – Dir. Jeferson Hertzog | Grupo 1º A.T.O (Osório/RS)
- ‘A Menina dos Olhos d’Água’ – Dir. Camila Bauer | Coletivo Gompa (Porto Alegre/RS)
- ‘Capitão Jonzé e o Monstro Luxuoso’ – Dir. Zé Ricardo Bassani | Trupe Jonzé (Presidente Prudente/SP)
- ‘Contos de Ananse’ – Dir. Marcos Caye | Cia Atreva-se (Santa Maria/RS)
- ‘Vila dos Vagalumes’ – Dir. Felipe Maya Jatobá e Robert Moura | Grupo Jurubebas de Teatro (Manaus/AM)
- ‘Uma Viagem Fantástica à Cidade Submersa’ – Dir. Juçara Gaspar | Teatro Natureza (Imbé/RS)
- ‘Zanzara Show’ – Dir. Paulo Carneiro | Coletivo Zikado (Curitiba/PR)
Espetáculos adultos
- ‘Dom Quixote – Além de La Mancha’ – Dir. Sabrina Maitê Fragoso | Cia Teatral Acto (Garibaldi/RS)
- ‘Coração em Chagas’ – Dir. Jocemar Chagas e Renan Sota | Grupo de Teatro Científico da UEPG (Ponta Grossa/PR)
- ‘SRME’ – Dir. Manu Goulart | Cia DuOco (Porto Alegre/RS)
- ‘Não é Hora de Apontar Culpados’ – Dir. Aline Ribeiro | Monólogo de Felipe Martinez (Santa Maria/RS)
- ‘Gretel’ – Dir. Leandro Silva | Projeto Cênico Independente (Porto Alegre/RS)
- ‘Viper Paradise’ – Dir. Felipe Maya Jatobá | Companhia Transversal de Artes Integradas (Manaus/AM)
Além das apresentações, o festival também contará com oficinas, debates e atividades paralelas que visam fomentar a troca entre artistas, produtores e o público.


